Prêmio Melhores ONGs 2020

Regulamento

 

Apresentação

O Prêmio Melhores ONGs tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

Acreditamos que, além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com padrões adequados de gestão, planejamento e transparência. Também acreditamos que isso incentiva que mais pessoas decidam doar tempo e dinheiro a ONGs no Brasil.

A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica / local de atuação no País. Não serão permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos onde, na dúvida, o grupo organizador utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.

Existem quase 800 mil ONGs no Brasil, segundo o IPEA, tendo a diversidade de porte, atuação e causa como uma de suas principais características. Nosso objetivo é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência, e portanto mais preparadas para receber doações de indivíduos, possam se apresentar nesta seleção e receber destaque merecido.

Realização 

INSTITUTO DOAR - O Instituto Doar tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Para tanto, desde a sua fundação em 2013, promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para ONGs) e o Melhores ONGs. Organiza todo o processo de inscrição e seleção do Prêmio Melhores ONGs.

 

Governança

As responsabilidades pela organização do Melhores ONGs se distribuem da seguinte forma:

Comissão organizadora - composta por membros indicados pelo Instituto Doar, é responsável por planejar, organizar e divulgar o Melhores ONGs, bem como deliberar sobre eventuais dúvidas e situações não previstas neste regulamento. 

Comissão avaliadora - composta por lideranças, pesquisadores e técnicos em gestão de ONGs. Seus membros são convidados, anualmente, pela Comissão organizadora, e são responsáveis pela análise técnica das organizações candidatas e pela seleção das Melhores ONGs, conforme processos e critérios detalhados adiante. 

Equipe técnica - composta por técnicos e pesquisadores indicados pelo Instituto Doar, é responsável pela gestão cotidiana do Melhores ONGs, incluindo a comunicação com as ONGs, o esclarecimento de dúvidas e a análise preliminar de dados das inscrições.

Parceiros estratégicos - composta por organizações privadas, públicas ou sem fins lucrativos e que se comprometam a contribuir com a missão do Melhores ONGs. 

 

Escopo

O processo de inscrição permitirá que, após análise técnica da equipe organizadora, seja feita uma divulgação através de diferentes mídias virtuais e físicas promovidas pelo Instituto Doar e seus parceiros.

O Prêmio Melhores ONGs oferece a doadores e voluntários descrições imparciais e informações precisas sobre as organizações participantes, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e horas de voluntariado.

Para tanto, a Prêmio desenvolveu um roteiro com perguntas sobre 5 grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

  1. Causa e Estratégia de Atuação
  2. Representação e Responsabilidade
  3. Gestão e Planejamento
  4. Estratégia de Financiamento
  5. Comunicação e Prestação de contas

O processo de seleção das organizações será realizado em duas fases, conforme o calendário abaixo.

 

Participação e Inscrições

Para participar do Prêmio Melhores ONGs as organizações devem se inscrever gratuitamente no site www.melhores.org.br. Podem participar organizações sem fins lucrativos de todo o Brasil, independente de seu tamanho, porte e do local de sua sede.

Veja o calendário de inscrição:

  1. de 11/03/20 a 30/04/20: inscrições - primeira fase
  2. maio/2020: divulgação dos resultados da primeira fase
  3. maio e junho/2020: inscrições segunda fase
  4. julho a setembro/2020: processo de seleção da segunda fase e reunião Comissão Avaliadora
  5. novembro/2020: divulgação de resultados e evento de celebração

As inscrições estarão abertas até as 23h59 (horário de Brasília) do último dia de cada fase, exclusivamente pelo site da seleção www.melhores.org.br e serão realizadas da seguinte forma:

1- Primeira Fase: A organização candidata se cadastra e responde ao questionário da fase 1

2- Segunda Fase: As organizações selecionadas para a fase 2 receberão, via email, o link para o formulário da segunda fase.

Todo o processo é realizado online para viabilizar a participação de entidades de todo o país.

ATENÇÃO:

Recomendamos fortemente que baixem o questionário disponível aqui no site para ter acesso a todas as questões e fazer o pré-preenchimento, depois é só passar para o formulário online.

É permitida apenas uma resposta por organização. Não será possível consultar ou mudar as respostas após concluir o preenchimento.

 

Categorias

A seleção Melhores ONGs é dividida da seguinte forma:

Melhores ONGs: serão assim consideradas as 100 organizações que receberem maior pontuação total nos 5 temas verificados. Não haverá um ranking mas sim um conjunto de ONGs será destacado.

Melhores ONGs de pequeno porte: a depender de deliberação da Comissão Avaliadora, serão destacadas até 10 ONGs de pequeno porte (com receita anual de até R$ 500 mil) que merecem destaque, dentre as organizações que passaram à segunda fase do Melhores. Nem todas as 10 precisam se encontrar dentro da lista da 100 Melhores ONGs. É uma forma de destacar e valorizar a atuação das muitas pequenas ONGs que correspondem à maioria das organizações da sociedade civil brasileira. 

Além da divulgação das listas de Melhores, serão selecionados e divulgados alguns destaques, conforme as seguintes categorias: 

  • Melhor: A Melhor ONG do Brasil (edição de 2020)
  • Causa: As melhores de cada causa (educação, saúde, etc.), desde que tenha ao menos 3 organizações desta causa entre as Melhores
  • Pequeno porte: A melhor ONG de pequeno porte, definido como organização cuja receita não passa de R$ 500 mil ao ano 
  • Região / estado: As melhores por região e/ou estado da federação 

A definição da Melhor ONG do Brasil ocorrerá durante a reunião final da Comissão Avaliadora. Ela será definida por votação dos membros presentes entre 3 a 5 opções das ONGs com melhor pontuação durante as fases de seleção. 

Cada ONG pode ser indicada a apenas um destaque das categorias “Causa”, “Pequeno porte” ou “Região / estado”. Sendo indicada em “Causa”, a organização não pode ser destaque também de “Pequeno porte” ou “Região / estado”. Sendo indicada em “Pequeno porte”, não pode ser destaque também de “Região / estado”. Nessas situações, a próxima organização em pontuação deverá ser indicada como destaque daquela categoria. 

É permitido que a ONG indicada a Melhor ONG também seja indicada a uma das outras categorias, a depender da avaliação da Comissão Avaliadora. 

Finalmente, cabe à Comissão Avaliadora, em comum acordo com a Comissão Organizadora, deliberar sobre a conferência de um “Destaque honorário” (emérito?) a alguma organização da sociedade civil brasileira, que pode ou não estar participando do processo de seleção do Melhores ONGs. Esta organização deve ter se destacado, neste ano, de forma notória em sua atuação e na defesa de uma sociedade plural, democrática e mais justa. 

 

Seleção e Reconhecimento

As respostas de cada ONG serão utilizadas na confecção da seleção e as organizações mais bem qualificadas em suas áreas serão destacadas em diversas mídias físicas e virtuais do Instituto Doar e seus parceiros.

O resultado oferece uma visão única das ONGs Brasileiras e quais são as melhores organizações em termos de gestão e transparência.

Todas as organizações listadas na seleção anual Melhores ONGs poderão usar em sua comunicação o selo Melhores ONGs daquele ano. 

 

Considerações Finais

A veracidade das informações prestadas pelas organizações participantes é de total responsabilidade de cada organização.

Ao se inscreverem no Prêmio Melhores ONGs, os participantes concordam inteiramente com o disposto neste regulamento e autorizam o Instituto Doar a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar na mídia impressa, digital ou em qualquer meio de comunicação sem qualquer ônus os dados fornecidos sobre a organização. 

Os dados pessoais dos respondentes serão utilizados apenas para contato com a organização participante, visando esclarecimento de alguma dúvida, comunicação de prazos de preenchimento de formulário e comunicações de interesse geral do Prêmio. A pedido do solicitante, estes dados poderão ser excluídos de base da equipe que organiza o Prêmio, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de dados. 

Os resultados da seleção, da premiação e as decisões tomadas durante as etapas de avaliação e julgamento, assim como as decisões sobre os casos omissos deste regulamento, são irrecorríveis.

Toda a comunicação das organizações participantes com o processo de Seleção das Melhores ONGs será realizada somente por e-mail e por meio do site www.melhores.org.br, sendo dos participantes a responsabilidade por acompanhar as informações divulgadas pela Seleção.

Em determinados casos, a equipe técnica do Melhores ONGs poderá entrar em contato por outras vias além do e-mail (telefone, por exemplo).

Vamos juntos ampliar a cultura de doação no Brasil.

Realização:

O direito à privacidade é importante para a seleção Melhores ONGs. Ao enviar os dados da ONG você autoriza a Melhores ONGs a coletar, conservar, utilizar e divulgar as informações na forma estabelecida nesta declaração de privacidade.