Seleção Melhores ONGs Época/Doar

Regulamento

Apresentação

Melhores ONGs tem como missão divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações.

Acreditamos que além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com os padrões adequados de gestão, planejamento e transparência. Também acreditamos que isso impulsionará as pessoas a definirem para quais ONGs querem doar seu dinheiro e seu tempo voluntário.

A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica/local de atuação no País. Não serão permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos onde, na dúvida, o grupo organizador utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.

São aproximadamente 300 mil organizações no Brasil, segundo a última FASFIL. Nosso objetivo é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência, e portanto mais preparadas para receber doações de indivíduos, possam se apresentar nesta seleção e receber destaque merecido.

Realização

 INSTITUTO DOAR - Instituto Doar tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Para tanto, desde a sua fundação em 2013, promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para ONGs) e O Melhores ONGs. Sua atuação começa a se estender pela América Latina desde que implantou uma base no Uruguai. Organiza todo o processo de inscrição e seleção do Melhores ONGs.

REVISTA ÉPOCA - Nós e nossos leitores formamos uma comunidade que partilha interesses, ideias e opiniões em busca de um futuro melhor. Uma de nossas crenças: Acreditamos na generosidade de pessoas e organizações que fazem o bem ao próximo. Atua na publicação e divulgação dos resultados do Melhores ONGs.

 Apoio Técnico

 Pesquisadores do CEAPG - Centro de Estudos em Administração Pública e Governo e CJP – Consultoria Jr. Pública, da FGV SP

Os membros do CEAPG e da CJP  que contribuem ativamente no processo de seleção das organizações inscritas nas fases 1 e 2.

 Escopo

 O processo de inscrição permitirá que, após análise técnica da equipe organizadora, seja feita uma divulgação através da web e da Revista Época.

A publicação Melhores ONGs oferece a doadores e voluntários descrições imparciais e informações precisas sobre as organizações participantes, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e horas de voluntariado.

Para tanto, a publicação desenvolveu um roteiro com perguntas sobre 5 grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

  1. Causa e Estratégia de Atuação
  2. Representação e Responsabilidade
  3. Gestão e Planejamento
  4. Estratégia de Financiamento
  5. Comunicação e Prestação de contas

O processo de seleção das organizações será realizado em duas fases, conforme o calendário abaixo.

Participação e Inscrições

Para participar da Melhores ONGs as organizações devem se inscrever gratuitamente no site www.melhores.org.br . Podem participar organizações sem fins lucrativos de todo o Brasil, independente de seu tamanho/porte e do local de sua sede.

Veja o calendário de inscrição:

  1. de 28/11/17 a 15/02/18: inscrições primeira fase
  2. março/18: divulgação dos resultados fase 1
  3. abril/2018: inscrições segunda fase
  4. junho/2018: evento de premiação

As inscrições estarão até as 23h59 (horário de Brasília) do último dia de cada fase, exclusivamente pelo site da seleção www.melhores.org.br e serão realizadas da seguinte forma:

1- Fase 1: A organização candidata se cadastra e responde ao questionário da fase 1

2- Fase 2: As organizações selecionadas para a fase 2, acessam o sistema e respondem ao questionário da fase 2 (todas as organizações selecionadas para a fase 2 serão contatadas no endereço de e-mail fornecido no cadastro da fase 1 até em março)

Todo o processo é realizado online para viabilizar a participação de entidades de todo o País.

ATENÇÃO:

Recomendamos fortemente que baixem o questionário disponível aqui no site para ter acesso a todas as questões e fazer o pré-preenchimento, depois é só passar para o formulário online.

É permitida apenas uma resposta por organização. Não será possível consultar ou mudar as respostas após concluir o preenchimento.

Categorias

A seleção Melhores ONGs é dividida da seguinte forma:

Melhores ONGs: serão assim consideradas as entidades que receberem maior pontuação total nos 5 temas verificados. Não haverá um ranking mas sim um conjunto de ONGs será destacado.

Do conjunto das melhores, haverá subdivisões, que são:

  • As melhores de cada causa (criança, saúde, etc.)
  • As melhores de Estado da federação
  • A melhor ONG do Brasil (edição de 2018)

Seleção e Reconhecimento

As respostas de cada ONG serão utilizadas na confecção da seleção e as organizações mais bem qualificadas em suas áreas serão destacadas em uma publicação específica.

Cada organização será classificada de acordo com a sua área de atuação e Estado de localização.

O resultado oferece uma visão única das ONGs Brasileiras e quais são as melhores organizações

Todas as organizações listadas na seleção anual Melhores ONGs poderão usar em sua comunicação o selo Melhores ONGs. 

Considerações Finais

A veracidade das informações prestadas pelas organizações participantes é de responsabilidade de cada organização.

Ao se inscreverem na Seleção Melhores ONGs, os participantes concordam inteiramente com o disposto neste regulamento e autorizam o Instituto Doar e a Revista Época a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar na mídia impressa, digital ou em qualquer meio de comunicação sem qualquer ônus seus nomes, vozes, imagens e informações por período indeterminado.

Os resultados da seleção, da premiação e as decisões tomadas durante as etapas de avaliação e julgamento, assim como as decisões sobre os casos omissos deste regulamento são irrecorríveis.

Toda a comunicação das organizações participantes com o processo de Seleção das Melhores ONGs será realizada somente por e-mail e por meio do site www.melhores.org.br, sendo dos participantes a responsabilidade por acompanhar as informações divulgadas pela Seleção.

Em determinados casos, a equipe de seleção e a revista Época poderão entrar em contato por outras vias além do e-mail (telefone, por exemplo).

O objetivo é que esta publicação seja anual e, portanto, para os próximos anos haverá um registro histórico comparativo.

Vamos juntos ampliar a cultura de doação no Brasil.

Realização:

 

O direito à privacidade é importante para a seleção Melhores ONGs. Ao enviar os dados da ONG você autoriza a Melhores ONGs a coletar, conservar, utilizar e divulgar as informações na forma estabelecida nesta declaração de privacidade.