Organizações que participaram do VOA chegaram mais preparadas na disputa por um lugar entre as 100 melhores. Inscrições estão abertas até o dia 15 de dezembro

Um dos grandes objetivos do Prêmio Melhores ONGs é fortalecer as gestões das organizações participantes. Esse é um ponto em comum com o programa de transformação social da Ambev: o Voa. No programa, funcionários da empresa trabalham como voluntários juntos às organizações selecionadas, doando tempo e conhecimento para que elas consigam voar ainda mais alto.

Durante um ou dois anos, por meio de mentorias e capacitações, os voluntários dividem com as organizações seus conhecimentos em gestão de pessoas, orçamento, projetos, desdobramento de metas, captação de recursos e planejamento estratégico. Esse olhar técnico consegue ajudá-las a alavancarem o impacto social em suas comunidades e também a chegarem mais preparadas para pleitear um reconhecimento entre as 100 melhores do Brasil.

“O Voa não é um caminho direto para o Melhores, mas buscamos a excelência na gestão e isso pode fazer com que elas cheguem melhores ao Prêmio”, explica o gerente de Impacto Social da Ambev, Carlos Pignatari. “Nosso principal objetivo é identificar como a gente consegue ajudar aquela organização”, completa. Quem entra no Voa também recebe acompanhamento para o processo seletivo do selo de confiança e credibilidade da Ambev junto com o Instituto Doar, que é um dos realizadores do Melhores ONGs.

A troca entre funcionários Ambev e ONGs ajuda as organizações a pensarem na sua estrutura no longo prazo. E é justamente disso que elas precisam para conseguirem se destacar entre as 100 melhores gestões do país. Assim, participar do Voa pode ser uma via para que as organizações se sintam preparadas para se inscrever no Melhores. Uma via de mão dupla.

“Tem sido uma parceria muito boa, porque fortalece o Voa e porque ajuda as ONGs. Algumas delas não achavam que poderiam participar do Melhores. Se não fosse o incentivo que nossos voluntários dão pra elas, elas talvez não chegassem lá”, destaca, lembrando que os funcionários da Ambev também provocam as organizações e incentivam a inscrição no Prêmio, dando o respaldo técnico que elas precisam para fazer isso.

As inscrições para o Voa estão abertas até o dia 15 de dezembro. Ficou interessado? Acesse o link.

Foto: Voa