Regulamento

Apresentação

Melhores ONGs tem como missão divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações.

Acreditamos que além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com os padrões adequados de gestão, planejamento e transparência. Também acreditamos que isso impulsionará as pessoas a definirem para quais ONGs querem doar seu dinheiro e seu tempo voluntário.

A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica/local de atuação no País. Não serão permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos onde, na dúvida, o grupo organizador utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.

São aproximadamente 300 mil organizações no Brasil, segundo a última FASFIL. Nosso objetivo é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência, e portanto mais preparadas para receber doações de indivíduos, possam se apresentar nesta seleção e receber destaque merecido.

Realização:

INSTITUTO DOAR -

Nossa missão é ampliar a cultura de doação no Brasil. Para tanto, desde a sua fundação em 2013, promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como dia nacional da doação (Dia de Doar), Street Store (uma ação que mobiliza moradores de rua e doadores) e o Selo Doar (certificação para ONGs). Sua atuação começa a se estender pela América Latina desde que implantou uma base no Uruguai. || Organiza todo o processo de inscrição e seleção do Melhores ONGs.

REVISTA ÉPOCA -

Nós e nossos leitores formamos uma comunidade que partilha interesses, ideias e opiniões em busca de um futuro melhor. Uma de nossas crenças: Acreditamos na generosidade de pessoas e organizações que fazem o bem ao próximo. || Atua na publicação e divulgação dos resultados do Melhores ONGs.

Apoio técnico:

BEEDONORS

Gerencia campanhas online de arrecadação para entidades do Terceiro Setor. || Apoia na estrutura do site de inscrição.

INSTITUTO FILANTROPIA

Atua para levar informações técnicas de gestão para organizações filantrópicas || Apoia na divulgação para as entidades.

Escopo

O processo de inscrição permitirá que, após análise técnica da equipe organizadora, seja feita uma divulgação através da web e da Revista Época.

A publicação Melhores ONGs oferece a doadores e voluntários descrições imparciais e informações precisas sobre as organizações participantes, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e horas de voluntariado.

Para tanto, a publicação desenvolveu um roteiro com 36 perguntas sobre 5 grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

Causa e estratégia de atuação

Representação e Responsabilidade

Gestão e Planejamento

Estratégia de Financiamento

Comunicação e Prestação de Contas

Participantes e Inscrições

Para participar da Melhores ONGs as organizações devem se inscrever gratuitamente no site www.melhores.org.br.

Podem participar organizações sem fins lucrativos de todo o Brasil, independente de seu tamanho/porte e do local de sua sede.

As inscrições estarão abertas de 29 de novembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017, até as 23h59 (horário de Brasília) exclusivamente pelo site da seleção www.melhores.org.br e serão realizadas da seguinte forma

1- Cadastro da Ong:

Onde devem ser fornecidos o nome da ONG, sua sigla e seu Website, bem como o nome do contato, seu e-mail, telefone e cargo.

2- Indicação de duas ONGs:

Cada inscrita deverá indicar duas outras ONGs para participar. As indicações consistem em: nome da indicada, nome e e-mail de um contato na organização. O objetivo é ampliar a divulgação entre pares, assim atingindo todo o país.

Para participar basta que a organização preencha o formulário de inscrição, responda às 36 perguntas e siga as orientações quanto ao envio de documentação comprobatória das informações prestadas.

Todo o processo é realizado online para viabilizar a participação de entidades de todo o País.

3- Resposta ao questionário:

O questionário deve ser respondido de uma vez. Não é possível salvar, editar ou complementar as informações fornecidas, portanto, para facilitar o preenchimento integral do questionário, baixe o PDF com as informações que devem ser fornecidas na inscrição e se prepare para responder às perguntas, aqui.

Categorias

A seleção Melhores ONGs é dividida da seguinte forma:

Melhores ONGs: serão assim consideradas as entidades que receberem maior pontuação total nos 5 temas verificados. Não haverá um ranking mas sim um conjunto de ONGs será destacado. Do conjunto das melhores, haverá subdivisões, que são:

- As melhores de cada uma das categorias (criança, saúde, etc.)
- As melhores de cada um dos 27 estados da federação
- As mais curtidas (pelo o número de curtidas na página no Facebook)
- As mais amadas (através do número de doadores recorrentes)

Para responder às questões abertas, as ONGs participantes poderão utilizar até 1000 (mil) caracteres (considerando os espaços), exceto quando especificado na questão outro limite de caracteres.

Seleção e reconhecimento

As respostas de cada ONG serão utilizadas na confecção da seleção e as organizações mais bem qualificadas em suas áreas serão destacadas em uma publicação online específica.

Cada organização será classificada de acordo com a sua área de atuação e Estado de localização.

O resultado oferece uma visão única das ONGs Brasileiras e quem são as melhores e as mais queridas organizações (na opinião de doadores e do público em geral, medidos pelas curtidas do Facebook e pelo número de doadores recorrentes)

Critérios

Para facilitar o preenchimento integral do questionário, baixe o PDF com as informações que devem ser fornecidas na inscrição, aqui.

Além das respostas às 36 perguntas, as organizações participantes que fizerem o upload dos seguintes documentos estarão facilitando processos de desempate pela comissão avaliadora. Portanto estimulamos que sejam enviados (ainda que não seja obrigatório):

Logotipo (em alta resolução)

Alguma foto da ONG em ação (em alta resolução). Evitem enviar fotos de sedes ou da diretoria. Pensem em uma foto que explique o que a organização faz.

Último Boletim Informativo

Ata da ultima reunião da assembleia, registrada em cartório

Comprovação do numero de doadores recorrentes, quando houver

Considerações Finais

A veracidade das informações prestadas pelas organizações participantes é de responsabilidade de cada organização.

Ao se inscrever na Seleção Melhores ONGs, os participantes concordam inteiramente com o disposto neste regulamento e autorizam o Instituto Doar e a Revista Época a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar na mídia impressa, digital ou em qualquer meio de comunicação sem qualquer ônus seus nomes, vozes, imagens e o resultado da análise de seus dados por período indeterminado.

Somente  serão publicadas informações das organizações selecionadas para a lista. A participação das entidades não selecionadas para a lista não será divulgada.